domingo, 8 de junho de 2008

DISTURBIOS E TRANSTORNOS

DISGRAFIA

O que é:

A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.

Algumas crianças com disgrafia possuem também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia

A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.

Carcaterísticas:

ü Lentidão na escrita.

ü Letra ilegível.

ü Escrita desorganizada.

ü Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.

ü Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.

ü Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.

ü Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita (um S ao invés do número 5, por exemplo).

ü Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.

ü O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.

  • Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.

O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.

Tipos:

Podemos encontrar dois tipos de disgrafia:

ü Disgrafia motora (discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever

ü Disgrafia perceptiva: não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que esta está associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.

Tratamento e orientações:

O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar a escola.

ü Os pais e professores devem evitar repreender a criança.

ü Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.

ü Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.

ü Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.

ü Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.

Estarei postando toda semana um disturbio ou trastorno. T


Beeeijos

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