quinta-feira, 19 de junho de 2008

DISTURBIOS E TRANSTORNOS

DISORTOGRAFIA

Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.

A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.

Caraterísticas:

Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.

ü Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.

ü Adições: ventitilador.

ü Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.

ü Fragmentações: en saiar, a noitecer.

ü Inversões: pipoca/picoca.

ü Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.

Orientações:

Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.

Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.

Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente.


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