domingo, 5 de junho de 2011

APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

Como fazer: apresentação em PowerPoint


Você sabe elaborar uma apresentação de qualidade no PowerPoint?  Este software é um dos mais utilizados em palestras e apresentações de trabalhos. Ele serve como roteiro, trazendo informações condensadas e sucintas em vez de textos corridos e longos. Seus recursos de imagem e som ajudam a fixar a atenção da audiência e otimizam o tempo da apresentação, fazendo desta mais interessante do ponto de vista de quem a assiste.
Mas não se trata apenas de fazer a apresentação; o aluno deve estar atento para os detalhes que envolvem a elaboração do trabalho em PowerPoint; quando mal empregado, o programa pode ter efeito contrário, se tornando um inimigo do apresentador.
Aí vão algumas dicas sobre o uso do software em questão:
  • Evite problemas de conversão, utilize sempre fontes de texto padrão. Em destaque as fontes Arial ou Times Nem Roman, pois estas estão presentes em todos os computadores;
  • Facilite a leitura da audiência e não utilize letras com muitos detalhes; elas podem até ser bonitas, mas o importante é transmitir a mensagem sem ruído. Nunca utilize todos os recursos gráficos ao mesmo tempo: negrito, itálico e sublinhado;

  • A letra que você escolher deve possibilitar a leitura até para os alunos que se encontram na última fileira da sala;
  • Não utilize cores muito fortes, pois, desta maneira, a audiência não suportará longos períodos de leitura. Cores quentes (ex: vermelho e laranja) dificultam a concentração. Opte pelas cores da empresa em caso de dúvida sobre qual cor escolher;
  • Caso a cor de fundo seja escura, utilize letras claras. Mais uma vez o intuito aqui é facilitar, ao máximo, a leitura da audiência;
  • A ferramenta Inserir comentário é uma mão na roda: ela permite que você faça anotações que não serão visíveis para quem assiste à projeção;
  • Não é regra utilizar o recurso das animações. Isto pode deixar a apresentação chata em caso de excesso. Pense consigo: o intuito é chamar a atenção da audiência para o que está escrito ou para o modo como o texto apareceu? Os comentários e considerações serão sobre o efeito animado ou sobre o que está escrito? Então deixa a animação em segundo plano;
  • É aconselhável utilizar o mesmo tipo de slide do começo ao fim. Se você possui algum modelo específico de slide que case perfeitamente com o assunto abordado em determinado momento da apresentação, neste caso vale a pena mudar; mas faça isso somente uma ou duas vezes. Clicando com o botão direito do mouse, depois seguindo esta ordem: plano de fundo > efeitos de preenchimento > figura > selecionar figura. Ao fazê-lo, você poderá escolher uma figura com boa resolução;
  • Poucas linhas são suficientes para resumir uma idéia; não há um padrão, mas acredita-se que três ou quatro linhas seja o ideal;
  • Utilize Gráficos, tabelas e imagens sempre que possível. Mas atente para o seguinte: estes devem ser de leitura e entendimento rápidos;
  • A média do número de slides total é de 20 por palestra, para não dissipar a atenção da audiência. Isto não é um padrão, somente uma sugestão; utilize o bom senso ao determinar a quantidade de slides que irá realizar.
http://www.republicadoze.com.br/?p=1845- Postado em | May 18, 2011 | No Comments

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