A Psicopedagogia é uma composição de dois saberes - a Psicologia e a Pedagogia. Ela atua na área da Educação (Institucional) e Saúde (Clínica) e estuda o processo de aprendizagem humana.
O Psicopedagogo Clínico, profissional licenciado, preparado para atender crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem.
O Psicopedagogo Clínico atua como um facilitador da aprendizagem prazerosa, orientando e ensinando a estudar. Ele trabalha em consultório, no diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na prevenção de problemas de aprendizagem.
O principal objetivo do Psicopedagogo Clínico é identificar a melhor forma de aprender e o que pode estar causando o bloqueio na aprendizagem do paciente. Para isso, antes de iniciar o processo com o cliente, realiza-se uma entrevista com os pais para esclarecimento e orientação. Com o paciente, é feito o diagnóstico psicopedagógico para descobrir quais áreas devem ser trabalhadas.
Quando há necessidade de encaminhamento, o Psicopedagogo pode trabalhar em parceria com outros profissionais, como pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, dentre outros. Ele atua de forma integral, diagnosticando, desenvolvendo técnicas remediativas e orientando pais e professores.
Entre suas principais funções estão:
•Identificação das causas dos problemas de aprendizagem;
•Participação na dinâmica das relações da comunidade educativa;
•Orientação educacional, vocacional e ocupacional;
•Desenvolvimento de projetos socioeducativos e de autoconhecimento;
•Desenvolvimento de ações preventivas, detectando possíveis perturbações no processo de ensino- aprendizagem.
Atuação
Permite a atuação em variados ambientes acadêmicos, além de empresas, órgãos do governo e hospitais.